sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Plano de aula sobre a Proteção na Internet



Tema: Segurança na internet
Turma /idade: 3º e 4º ano / 8 a10 anos
Objetivo: Conscientizar para o uso seguro da internet.
Desenvolvimento:
Mobilização: Roda de conversa- questionar quem utiliza frequentemente a internet e para que; como usa as redes sociais; já tiveram conhecimento de alguém que teve algum problema por utilizar a internet sem cuidados?
Ler e discutir o texto comentando também sobre a exposição das nossas práticas diárias (aonde vamos, o que estamos fazendo, fotos).

Relacionamento Virtual

A interação proporcionada pela internet sem dúvida é importante para o relacionamento social, no entanto, este relacionamento às vezes pode passar dos limites. 

O exemplo de um relacionamento das salas de bate-papo, muitas pessoas buscam neste recurso conhecer pessoas novas que possam vir a fazer parte do seu grupo de amigos ou até mesmo um relacionamento amoroso. 

Mas o que ocorre é que estas salas não lhe proporcionam forma alguma de proteção, e sim ao contrário ela te expõem muito mais. Você nunca sabe quem está conversando com você do outro lado, pode ser uma pessoa de boa índole, ou um maníaco. 

Os cuidados que as pessoas devem tomar nestes relacionamentos virtuais são; nunca passar dados com os quais a outra pessoa consiga te encontrar, nunca marque encontro (se marcar, vá pra um lugar onde tem um grande fluxo de pessoas, e nunca encontre alguém da internet sozinha leve uma pessoa com você), preste atenção na forma do seu amigo virtual de se expressar, etc. 

Devem-se tomar todas as cautelas possíveis para que não venha a se tornar um pesadelo em sua vida a internet. No mundo virtual podemos fazer tudo o que quisermos fazer, porém devemos criar limitações, pois talvez haja informações demais para serem acessadas de forma desorganizada. 

Por Eliene Percília 
Equipe Brasil Escola.com


Estudo de caso
Dividir a turma em 4 grupos sendo que cada grupo receberá um caso para ser analisado coletivamente. Após a leitura e análise do caso, cada grupo deverá propor uma solução para o mesmo, devendo registra suas conclusões em um cartaz e em seguida socializá-la com a turma.
Caso 1:
Priscila tem 9 anos e adora a internet. Todos os dias, ao chegar da escola, Priscila liga o seu computador para acessar seus e-mails. Outro dia Priscila recebeu um e-mail de uma pessoa que não conhecia informando que ela havia ganhado um prêmio e que deveria enviar alguns dados pessoais para que o prêmio fosse liberado. O que vocês acham que Priscila deveria fazer?

Caso 2:
 Emanuelle é uma criança muito inteligente e gosta de aprender conteúdos novos, por isso tem o hábito de reservar um tempo do seu dia para fazer pesquisas na internet, sobre assuntos diversos. Numa dessas buscas teve acesso a um site com imagens violentas em que crianças batiam em outras crianças incentivadas por alguns jovens. Emanuelle ficou assustada e com receio de que seus pais descobrissem, desligou rapidamente o computador e não comentou o ocorrido com ninguém. O que vocês acharam dessa atitude de Emanuelle?  Como ela deveria agir? Por quê?  

Caso 3:
Luis Gustavo gosta de conversar com seus amigos pelo Facebook e frequentemente combina passeios, brincadeiras, e outras atividades de lazer com os mesmos. Recentemente um novo amigo que ele ainda não conhecia pessoalmente mas que foi adicionado por ele, contou à Matheus que  tinha uma sala de jogos de vídeo-games inéditos em sua casa e o convidou para conhecer tais jogos, marcando um encontro com Luis Gustavo. O que vocês acham desse convite? Na percepção de vocês, o que Luis Gustavo deveria fazer?

Caso 4:
O Facebook é a sensação do momento na turma de Ellen. A maioria de suas amigas tem uma página no Facebook e Ellen tem o hábito de mantê-las informadas sobre tudo que acontece na sua vida. Recentemente colocou fotos de seu aniversário para seus amigos poderem acessar, mas outra pessoa que não faz parte da lista de amigos de Ellen copiou suas fotos usando para outro fim. Quando Ellen soube, ficou muito chateada. O que vocês acham que Ellen deveria fazer? Como ela poderia evitar essa situação?

Avaliação: A avaliação se dará, pelas conclusões socializadas e registradas nos cartazes seguidos de discussão das atitudes pela turma.
Recursos: Atividades impressas, cartolina, canetas para confecção de cartaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário